Fujichrome Velvia 50
Velvia 50 em 120 é a lenda dos filmes cromo: slide daylight ISO 50 famoso por cores explosivas, contraste alto e grão praticamente invisível. ue resulta em imagens muito mais nítidas. Possui sensibilidade de velocidade média de ISO 50° e deve ser revelado no processo E-6 ou CR-56.
Com as camadas ciano, magenta e amarelo de nova geração, este filme possibilita imagens com aspecto de cores com alta saturação e também oferece características anti-desbotamento para garantir o aspecto das cores. O alto contraste geral e a reprodução de cores vivas fazem desse filme a opção ideal para uso em uma ampla gama de aplicações fotográficas, especialmente em fotografia cênica e de natureza.
Este rolo venceu em 2000 (ou 2001), mas foi guardado em geladeira portanto manteve bem a sensibilidade e as cores originais, podendo ser usado a ISO 50 sem necessidade de compensação.
As fotos deste anúncio foram reveladas no processo cromo antigo do LabLab. Atualmente, a revelação quase toda em E6 apresenta resultados ainda mais satisfatórios
Um pouco de história
Velvia foi lançado em 1990 e virou referência entre paisagistas e fotógrafos de natureza graças à saturação intensa e nitidez.
Com a chegada do digital muitas variantes foram descontinuadas nos anos 2000; a Fujifilm relançou uma nova versão Velvia 50 depois (anos 2007/2008), mas rolos antigos têm um caráter próprio que muitos ainda preferem — especialmente os preservados em refrigeração. Este, em especial, possui a fórmula antiga, muito rara neste estado.
Por que esse rolo é especial
Cor: vermelhos, verdes e azuis ganham vida — imagens com “pop” direto da câmera.
Médio formato + Velvia = qualidade máxima: mais detalhe, gradações melhores e impressões incríveis.
Armazenamento refrigerado: reduz perda de sensibilidade e shifts de cor — ótima notícia para um rolo vencido.
Quando usar
Paisagem, natureza, arquitetura e trabalhos editoriais ou publicitários que pedem cor intensa e impacto visual.
Projeção de slides e provas de cor onde saturação importa.
Projetos autorais que buscam uma estética analógica com punch.
Dicas práticas (sem enrolação)
Exposição: slides têm latitude curta — meça com cuidado e faça bracketing (±1/3 a 1 stop) se houver dúvida. Proteja highlights: estourar transparências não tem volta.
ISO: use 50
Filtros: polarizador é seu amigo (céu mais saturado, reflexos controlados). ND para longa exposição; filtro 85 só se for fotografar com luz tungstênio.
Tripé: quando possível, para aproveitar resolução do 120 sem comprometer nitidez.
Processamento: E‑6 em laboratório qualificado. Para scans, peça alta resolução e correção manual de cor — preserva o punch sem estourar tons.
Cross‑process: pode virar visual criativo, mas perde previsibilidade — use só se quiser efeitos.
O que esperar do resultado
Cores vibrantes, contraste marcante e grão muito fino — imagens com forte impacto visual e prontas para aparecer em revistas, prints grandes ou feed com personalidade analógica.
Aviso rápido
Mesmo refrigerado, filmes antigos podem apresentar pequenas variações entre rolos, se tornando perfeito para trabalhos autorais. E sempre deixe o filme aclimatar fora da geladeira antes de abrir.
Tipo de Filme: Colorido
Formato: Médio - 120
ISO Nativo: 50
Revelação: E-6 ou CR-56 (ou cruzado em C41)
Vencimento: 11/2000 (sempre armazenado em geladeira)
Quantidade de exposições: 12 em 6x6 e 15 em 4.5x6
Grão Fino. Alta saturação
Embalagem: Lacrado, no blister (embalagem unitária)
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